Skip to content
  • Conhecer a UPT
    • Apresentação
    • Missão e estratégia
    • Órgãos da Universidade
    • Planos e Relatórios da Universidade
    • Responsabilidade Social
    • Biblioteca
    • Qualidade e Avaliação
    • Instalações (Visita Virtual)
    • Serviços
    • Agenda
    • Destaques
    • Imprensa
    • Newsletters
      • Newsletters
      • Subscreva a newsletter
    • Eventos
      • 25 anos da UPT
      • Doutoramento Honoris Causa: PR de Cabo Verde
    • Política de Privacidade
  • Candidato
    • Candidatura Online
    • Porquê UPT
    • Licenciaturas
      • Ingresso pela 1ª vez no 1º Ciclo
      • Titulares de Cursos superiores
      • Concurso especial – Maiores de 23
      • Reingresso/Mudança de Par Instituição/Curso
      • Regimes Especiais
      • Titulares de Cursos de Dupla Certificação
      • Licenciaturas 2021/2022
    • Mestrados
    • Doutoramentos
    • Reingresso/Mudança de Par Instituição/Curso
    • Estudantes Internacionais
    • Estudantes Brasileiros
    • Facilidades de Estudar na UPT
    • Ação Social/Bolsas de estudo
    • Protocolos
    • Preçário
    • Alojamento
    • Legislação e Regulamentos
    • Sobre o Gabinete de Ingresso
  • Estudante
    • Acolhimento
    • Normas e Regulamentos
    • Provedor do Estudante
      • Funções da Provedoria
      • Contactos e Procedimento
    • Gabinete de Apoio ao Aluno
      • Apresentação
      • Desenvolvimento Pessoal e profissional
      • Apoio na inserção dos jovens na vida ativa
      • Emprego e Carreira
    • Ação Social/Bolsas de estudo
    • Relações Internacionais
      • Apresentação
      • Erasmus
      • Factos e Números
      • Testemunhos
    • Secretaria Académica Virtual
    • Serviços
    • Portais de Apoio ao Ensino
      • Biblioteca
      • Moodle
      • SIUPT
      • Webmail
      • Solicitação Serviço
    • Preçário
    • Orgãos Estudantis
      • Associação de Estudantes
      • Núcleo de Estudantes de Educação Social
      • Núcleo de Estudantes de Psicologia
      • Núcleo de Estudantes de Turismo
      • Núcleo de Estudantes de Gestão e Economia
      • Núcleo de Estudantes de Informática e GSI
      • Núcleo de Estudantes de Direito e Rel. Internac.
      • Núcleo de Estudantes de Solicitadoria
      • European Law Students
      • Erasmus Students Association
      • Tuna Académica
      • Tuna Feminina
    • Connect@UPT
  • Ensino
    • ARQUITETURA E MULTIMÉDIA GALLAECIA
    • Ciência e Tecnologia
      • Apresentação
      • Cursos
      • Docentes
      • Cooperação Externa
    • Direito
      • Apresentação
      • Parceiros
      • Cursos
      • Docentes
      • Revista Jurídica Portucalense
    • Economia e Gestão
      • Apresentação
      • Cursos
      • Docentes
      • Cooperação Externa
    • Psicologia e Educação
      • Apresentação
      • Cursos
      • Docentes
    • Turismo Património e Cultura
      • Apresentação
      • Cursos
      • Docentes
    • Cursos
    • Docentes
  • Investigação
    • Política de Investigação
    • Comissão de ética para a Saúde
    • Instituto Jurídico Portucalense
    • Instituto de Desenvolvimento Humano Portucalense
    • REMIT
    • webinars@upt
    • eventos científicos@upt
  • Serviços
    • Clínica de Conservação e Restauro
      • Apresentação
      • Intervenção
      • Contactos
  • Incoming Students Country Flag EN
    • Contacts / About UPT
    • How to get to UPT
    • Admission procedures
    • Academic Calendar
    • Course Catalogue
    • Portuguese language and Culture
    • Portuguese Grading System
    • Accomodation
    • Buddy UPT
    • VISA, Insurance and Opening a bank account
    • Welcome Week
    • SIUPT - Academic plataform
    • Library
    • Special needs Support
    • Meals, Parking Lot , Well-Being & Other services
    • Keeping Fit
    • Living in the town
    • Photos and Testimonials
    • Erasmus+ Partnerships
    • International Credit Mobility
      • ICM 2018-2020 description
      • Guide for ICM Incoming Student
      • Guide for ICM Incoming Staff
      • ICM 2018-2020 Ongoing Project (China)
      • ICM 2018-2020 Ongoing Project (USA)
      • ICM 2019-2022 Ongoing Project (USA)
  • Conhecer a UPT
    • Apresentação
    • Missão e estratégia
    • Órgãos da Universidade
    • Planos e Relatórios da Universidade
    • Responsabilidade Social
    • Biblioteca
    • Qualidade e Avaliação
    • Instalações (Visita Virtual)
    • Serviços
    • Agenda
    • Destaques
    • Imprensa
    • Newsletters
      • Newsletters
      • Subscreva a newsletter
    • Eventos
      • 25 anos da UPT
      • Doutoramento Honoris Causa: PR de Cabo Verde
    • Política de Privacidade
  • Candidato
    • Candidatura Online
    • Porquê UPT
    • Licenciaturas
      • Ingresso pela 1ª vez no 1º Ciclo
      • Titulares de Cursos superiores
      • Concurso especial – Maiores de 23
      • Reingresso/Mudança de Par Instituição/Curso
      • Regimes Especiais
      • Titulares de Cursos de Dupla Certificação
      • Licenciaturas 2021/2022
    • Mestrados
    • Doutoramentos
    • Reingresso/Mudança de Par Instituição/Curso
    • Estudantes Internacionais
    • Estudantes Brasileiros
    • Facilidades de Estudar na UPT
    • Ação Social/Bolsas de estudo
    • Protocolos
    • Preçário
    • Alojamento
    • Legislação e Regulamentos
    • Sobre o Gabinete de Ingresso
  • Estudante
    • Acolhimento
    • Normas e Regulamentos
    • Provedor do Estudante
      • Funções da Provedoria
      • Contactos e Procedimento
    • Gabinete de Apoio ao Aluno
      • Apresentação
      • Desenvolvimento Pessoal e profissional
      • Apoio na inserção dos jovens na vida ativa
      • Emprego e Carreira
    • Ação Social/Bolsas de estudo
    • Relações Internacionais
      • Apresentação
      • Erasmus
      • Factos e Números
      • Testemunhos
    • Secretaria Académica Virtual
    • Serviços
    • Portais de Apoio ao Ensino
      • Biblioteca
      • Moodle
      • SIUPT
      • Webmail
      • Solicitação Serviço
    • Preçário
    • Orgãos Estudantis
      • Associação de Estudantes
      • Núcleo de Estudantes de Educação Social
      • Núcleo de Estudantes de Psicologia
      • Núcleo de Estudantes de Turismo
      • Núcleo de Estudantes de Gestão e Economia
      • Núcleo de Estudantes de Informática e GSI
      • Núcleo de Estudantes de Direito e Rel. Internac.
      • Núcleo de Estudantes de Solicitadoria
      • European Law Students
      • Erasmus Students Association
      • Tuna Académica
      • Tuna Feminina
    • Connect@UPT
  • Ensino
    • ARQUITETURA E MULTIMÉDIA GALLAECIA
    • Ciência e Tecnologia
      • Apresentação
      • Cursos
      • Docentes
      • Cooperação Externa
    • Direito
      • Apresentação
      • Parceiros
      • Cursos
      • Docentes
      • Revista Jurídica Portucalense
    • Economia e Gestão
      • Apresentação
      • Cursos
      • Docentes
      • Cooperação Externa
    • Psicologia e Educação
      • Apresentação
      • Cursos
      • Docentes
    • Turismo Património e Cultura
      • Apresentação
      • Cursos
      • Docentes
    • Cursos
    • Docentes
  • Investigação
    • Política de Investigação
    • Comissão de ética para a Saúde
    • Instituto Jurídico Portucalense
    • Instituto de Desenvolvimento Humano Portucalense
    • REMIT
    • webinars@upt
    • eventos científicos@upt
  • Serviços
    • Clínica de Conservação e Restauro
      • Apresentação
      • Intervenção
      • Contactos
  • Incoming Students Country Flag EN
    • Contacts / About UPT
    • How to get to UPT
    • Admission procedures
    • Academic Calendar
    • Course Catalogue
    • Portuguese language and Culture
    • Portuguese Grading System
    • Accomodation
    • Buddy UPT
    • VISA, Insurance and Opening a bank account
    • Welcome Week
    • SIUPT - Academic plataform
    • Library
    • Special needs Support
    • Meals, Parking Lot , Well-Being & Other services
    • Keeping Fit
    • Living in the town
    • Photos and Testimonials
    • Erasmus+ Partnerships
    • International Credit Mobility
      • ICM 2018-2020 description
      • Guide for ICM Incoming Student
      • Guide for ICM Incoming Staff
      • ICM 2018-2020 Ongoing Project (China)
      • ICM 2018-2020 Ongoing Project (USA)
      • ICM 2019-2022 Ongoing Project (USA)
Address Icon
Como chegar
| Envelope Icon
Contactos
Country Flag EN
Perguntas
Frequentes

Está a utilizar uma versão desatualizada do seu Internet Explorer (A versão atualmente suportada pela Microsoft - Internet Explorer 11 - ficou disponível em Novembro de 2013). As versões anteriores deixaram de ser suportadas pela Microsoft em 12 de Janeiro de 2016. Por favor atualize a sua versão ou utilize outro browser para usufruir em pleno de todas as funcionalidades do SIUPT, obrigado.

contactos e horários

×

localização

×

Copyright e agradecimentos

×

Prof. Doutora Maria Joao da Silva Costa Ferreira

foto do colaborador
Professor Associado
Regime Tempo Integral
Departamento de Ciência e Tecnologia
mjoao@upt.pt
  • Graus Académicos
  • Centros de Investigação
  • Projetos
  • Publicações
GrauObtido no AnoInstituiçãoÁrea Científica
PhD - Doctor of Philosophy2003UMISTComputation
M.Sc - Master of Science1993UMISTComputation
Licenciatura1988Universidade PortucalenseInformática
Tipo de AssociaçãoNome do CentroAvaliação Reconhecida pela FCTDescrição
Membro ConvidadoALGORITMI - ISTTOS..
Membro IntegradoREMIT - UPT.
Ano Civil InícioAno Civil FimNome
20122015ICT Ways for Science Classrooms, LIFELONG LEARNING PROGRAMME Centralized – COMENIUS
AnoDescriçãoLink para Repositório
2017Ferreira, M. J., Moreira, F. & Seruca, I. (2017). Organizational training within digital transformation: The ToOW model. In 19th International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS), 26 - 29 April, 2017 - Porto, Portugal, aceite para publicação
2017Ferreira, M. J., Moreira, F. Seruca, I. (2017). Digital Organization – A New Challenge in the Information Systems Curriculum. In Proceedings of INTED2017 conference, ISBN: 978-84-617-8491-2
2017Moreira, F., Ferreira, M. J. & Cardoso, A. (2017) Higher education disruption through IoT and Big Data: A conceptual approach. In HCI Internacional 2017, Vancouver, Canada, 9 - 14 July, aceite para publicação
2017Moreira, F., Ferreira, M.J. (2017). Teaching and Learning Requirement Engineering based on Mobile Devices and Cloud: A Case Study. Blended Learning: Concepts, Methodologies, Tools, and Applications, pp. 1190-1217, Hershey: Information Science Reference, DOI: 10.4018/978-1-5225-0783-3.ch059
2017Moreira, F., Pereira, C. S., Durão, N., Ferreira, M. J. (2017). Mobile Learning in Portuguese Universities: Are Professors Ready? Advances in Intelligent Systems and Computing series. ISBN 978-3-319-56537-8, aceite para publicação
2016Moreira, F., Ferreira, M. J. (2016). Teaching and Learning Modeling and Specification based on Mobile Devices and Cloud. In Proceedings of the 11th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), Vol 1, pp 344-349, Gran Canária, Espanha. DOI: 10.1109/CISTI.2016.7521572 – indexado na Web of Science e na SciVerse Scopus
2016Moreira, F., Ferreira, M. J., Pereira, C. S., Durão, N. (2016). Collaborative Learning supported by mobile devices: A case study in Portuguese High Education Institutions. New Contributions in Information Systems and Technologies, ed. Álvaro Rocha; Ana Maria Correia; Sandor Costanzo and Luís Paulo Reis. Volume 2, 157-168. ISBN: 978-3-319-31306-1. Cham: Springer International Publishing. DOI: 10.1007/978-3-319-31307-8_16 – indexado na SciVerse Scopus
2016Moreira, F., Ferreira, M. J., Pereira, C. S., Durão, N. (2016). Evolution and use of mobile devices in higher education: A case study in Portuguese Higher Education Institutions between 2009/2010 and 2014/2015. Telematics and Informatics. http://dx.doi.org/10.1016/j.tele.2016.08.010 (In press) (IF: 2.261 / Q1) – indexação na SciVerse Scopus
2015Carvalho L & Ferreira, M. J. (2015). Mobile devices in school in teaching / learning process – A roadmap. In Proceedings of the 7th International Conference on Education and New Learning Technologies, Barcelona, 4623-4634. July 6-8. (ISBN: 978-84-606-8243-1) – aguardar indexação na Web of Science
2015Ferreira, M. J., Moreira, F., Pereira, C. S., Durão, N. (2015). The role of mobile technologies in the teaching/learning process improvement in Portugal. In Proceedings of the 8th annual International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI 2015). Sevilha – Espanha, November 17-19, pp. 4600 – 4610 (ISBN: 978-84-608-2657-6) – aguardar indexação Web of Science
2015Ferreira, M. J., Moreira, F., Seruca, I. (2015). Social Business: A Way to Promote Organizational Transformation. International Journal of Information System Modeling and Design (IJISMD). 6(4), 55-77. (ISSN 1947-8186; eISSN 1947-8194) – indexado na SciVerse Scopus
2015Ferreira, M.J., Moreira, F., Seruca, I. (2015). A traditional organization towards a new dimension of labour – social business. Social Media and Networking: Concepts, Methodologies, Tools, and Applications, pp. 2077-2101, Hershey: Information Science Reference (IGI), DOI: 10.4018/978-1-4666-8614-4.ch095– indexado na SciVerse Scopus
2015Moreira, F., Ferreira, M. J. (2015). Profile-oriented algorithms teaching: a proposed methodology to elementary school. In Proceedings of the 7th International Conference on Education and New Learning Technologies, Barcelona, 0309-0317. July 6-8. (ISBN: 978-84-606-8243-1) – aguardar indexação na Web of Science
2015Moreira, F., Ferreira, M. J. (2015). Profile-oriented algorithms teaching: a proposed methodology. In Proceedings of the 10th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), Vol 2, pp 43-46, july 17-20, DOI: 10.1109/CISTI.2015.7170534 (ISBN: 978-989984345-5) – indexado na Web of Science e na SciVerse Scopus
2015Moreira, F., Ferreira, M.J. (2015). Teaching and Learning Requirement Engineering based on Mobile Devices and Cloud: A Case Study. Handbook of Research on Applied E-Learning in Engineering and Architecture Education, pp. 239-265, Hershey: Information Science Reference, October, DOI: 10.4018/978-1-4666-8803-2.ch012
2015Moreira, F., Seruca, I., Ferreira, M. J. (2015). FCASM2T: The Tools and Functionalities / Features Identification Process, Procedia Computer Science Journal, Volume 64, 170-179, ISSN 1877-0509, doi:10.1016/j.procs.2015.08.478 – indexado na SciVerse Scopus
2015Moreira, F., Seruca, I., Ferreira, M. J. (2015). Towards a Framework for Classification and Adoption of Social Media Monitoring Tools. In Proceedings of the 2nd European Conference Social Media (ECSM), 643-646, July 9-10, Porto – Portugal. (ISBN: 978-1-910810-31-6) – indexado na Web of Science
2014Azevedo P. and Ferreira M. J. (2014). In Proceedings of the 9th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI2014), June 18- 21, Barcelona, Espanha, pages 1-6. DOI: 10.1109/CISTI.2014.6877017 - – indexado na Web of Science e na SciVerse Scopus
2014Azevedo, P. e Ferreira, M. J. (2014). The Response Systems in the Student’s Learning/Teaching Process: A Case Study in a Portuguese School. In Proceedings of the 16th International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS), April 27-30, Lisboa - Portugal, pages 79-86. DOI: 10.5220/0004874700790086 - indexado na SciVerse Scopus
2014Ferreira, M. J., Moreira, F., Seruca, I. (2014). Social business – a new dimension for education and training in organizations: The EToW model. In Proceedings of the 16th International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS), April 27-30, Lisboa - Portugal. Volume 2, pp 420-427 – indexado na SciVerse Scopus
2014Ferreira, M.J., Moreira, F., Seruca, I. (2014). A traditional organization towards a new dimension of labour – social business. Information systems and Technology for Organizational Agility, Intelligence, and Resilience, pp. 180-204, Hershey: Information Science Reference. DOI: 10.4018/978-1-4666-5970-4.ch009 – indexado na SciVerse Scopus
2014Garcia, L. e Ferreira, M. (2014). O impacto do Caos e Conectivismo em Aprendizagem colaborativa/cooperativa (Poster). In Proceedings of the 9th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI2014), June 18- 21, Barcelona, Espanha.
2014Moreira, F., Ferreira, M. J. (2014). Teaching requirements elicitation supported by the model Blended Mobile Learning: Mobility and Cloud. In Proceedings of the 9th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI2014), June 18- 21, Barcelona, Espanha. DOI: 10.1109/CISTI.2014.6877025. – indexado na Web of Science e na SciVerse Scopus
2013Azevedo, P. e Ferreira, M. J. (2013), Os Sistemas de Resposta no Processo Ensino-Aprendizagem do Estudante”, Revista do Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia. Nº4 (ISSN1647-4023).
2013Ferreira, M.J., Moreira, F., Seruca, I. (2013). A traditional school towards a new dimension – social learning. In Proceedings of the Information Systems Education Conference, v.30 n.2684, San Antonio, Texas, USA
2013Moreira, F., Ferreira, M. J. (2013). A Blended Mobile Learning Context Oriented Model in a Cloud Environment applied to a RE Course. In S. Hammoudi, L. A. Maciaszek, J. Cordeiro & J. L. G. Dietz (eds.), 15th International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS) (2) (p./pp. 539-544), SciTePress. ISBN: 978-989-8565-60-0 – indexado na SciVerse Scopus
2013Moreira, F., Ferreira, M. J. (2013). Exploring Integration Issues in A Blended Mobile Learning Model context oriented applied to an Information Systems course curriculum – Mobility, Context and Cloud. Revista do Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia. Nº4, 39-42. (ISSN1647-4023)
2013Moreira, F., Ferreira, M. J. (2013). Exploring Integration Issues in A Blended Mobile Learning Model context oriented applied to an Information Systems course curriculum – Mobility, Context and Cloud. Revista do Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia. Nº4, 39-42. (ISSN1647-4023)
2012Garcia, L. e Ferreira, M. J. (2012). Facebook as a supporting too for collaborative /cooperative teaching, Global Journal of Educational Research (GJER), Vol.2(1) pp.020 – 022 July.
2012Moreira, F., Ferreira, M., (2012). Exploring Integration Issues in A Blended Mobile Learning Model context oriented applied to a Requirement Engineering course – Mobility, Context And Cloud. In Proceedings of the Information Systems Education Conference, v.29 n.2088, New Orleans, LA, USA.
2011Garcia, L. e Ferreira, M. J. (2011) O Facebook como Ferramenta de Suporte ao Ensino Colaborativo/Cooperativo - Proposta de um Modelo” (Poster). Nas Atas da 6ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (CISTI), 15- 18 de Junho, Chaves - Portugal
2011Garcia, L. e Ferreira, M. J. (2011), A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo / cooperativo, Revista do Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia. Nº2/3, 1647-4023, Porto, Portugal.
2011Moreira, F., Ferreira, M. J. (2011). Modelo Blended Mobile Learning orientado ao contexto aplicado ao ensino de redes de computadores. Nas Atas da 6ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (CISTI), 15- 18 de Junho, Chaves - Portugal – indexado na SciVerse Scopus
2011Moreira, F., Ferreira, M. J. (2011). Work In Progress: A Blended Mobile Learning Context Oriented Model Applied To An Information Systems Undergraduate Degree Curriculum. In Proceedings of the Frontiers in Education Conference, October 12 - 15, Rapid City, South Dakota, USA – indexado na SciVerse Scopus
2011Moreira, F., Ferreira, M. J., Sobral, S. (2011). Ensino de Redes de Computadores Inserido num Modelo BML Orientado ao Contexto. Revista do Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia. Nº2/3, 37-40. (ISSN1647-4023)
2010Moreira, F., Ferreira, M. J., Sobral, S. R. (2010). Proposta de um modelo Blended Mobile Learning orientado ao contexto. IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologías del Aprendizaje; Edición Especial: Aprendizaje Móvil: Tendencias, Cuestiones y Retos. Editores Invitados: David Romero, Arturo Molina, Violeta Chirino. 4(5), 132-137. (ISSN: 1932-8540) – indexado na SciVerse Scopus
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Parceiros
logótipo apesplogótipo universialogótipo b onlogótipo empregos managerlogótipo degoislogótipo aulplogótipo aulp
Contactos Universidade Portucalense
  • Universidade Portucalense Infante D. Henrique
  • Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 541
  • 4200-072 Porto
  • Telefone: +351 225 572 000 | Email: upt@upt.pt
  •  
  • mais contactos e horários
  • localização e acessibilidades
  • mapa do site
  • visita virtual
iso9001iso9001
Siga-nos
  •  
  •  
  •  
  •  
Portais
  • SIUPT
  • Moodle
  • Webmail - Estudantes
  • Webmail - Colaboradores
  • Biblioteca
  • Solicitação Serviço
  • Portal de Emprego novo
  • COVID-19 novo
  • Livro de Reclamações
© 2023 Universidade Portucalense