Skip to content
  • Conhecer a UPT
    • Apresentação
    • Missão e estratégia
    • Órgãos da Universidade
    • Planos e Relatórios da Universidade
    • Responsabilidade Social
    • Biblioteca
    • Qualidade e Avaliação
    • Instalações (Visita Virtual)
    • Serviços
    • Agenda
    • Destaques
    • Imprensa
    • Newsletters
      • Newsletters
      • Subscreva a newsletter
    • Eventos
      • 25 anos da UPT
      • Doutoramento Honoris Causa: PR de Cabo Verde
    • Política de Privacidade
  • Candidato
    • Candidatura Online
    • Porquê UPT
    • Licenciaturas
      • Ingresso pela 1ª vez no 1º Ciclo
      • Titulares de Cursos superiores
      • Concurso especial – Maiores de 23
      • Reingresso/Mudança de Par Instituição/Curso
      • Regimes Especiais
      • Titulares de Cursos de Dupla Certificação
      • Licenciaturas 2021/2022
    • Mestrados
    • Doutoramentos
    • Reingresso/Mudança de Par Instituição/Curso
    • Estudantes Internacionais
    • Estudantes Brasileiros
    • Facilidades de Estudar na UPT
    • Ação Social/Bolsas de estudo
    • Protocolos
    • Preçário
    • Alojamento
    • Legislação e Regulamentos
    • Sobre o Gabinete de Ingresso
  • Estudante
    • Acolhimento
    • Normas e Regulamentos
    • Provedor do Estudante
      • Funções da Provedoria
      • Contactos e Procedimento
    • Gabinete de Apoio ao Aluno
      • Apresentação
      • Desenvolvimento Pessoal e profissional
      • Apoio na inserção dos jovens na vida ativa
      • Emprego e Carreira
    • Ação Social/Bolsas de estudo
    • Relações Internacionais
      • Apresentação
      • Erasmus
      • Factos e Números
      • Testemunhos
    • Secretaria Académica Virtual
    • Serviços
    • Portais de Apoio ao Ensino
      • Biblioteca
      • Moodle
      • SIUPT
      • Webmail
      • Solicitação Serviço
    • Preçário
    • Orgãos Estudantis
      • Associação de Estudantes
      • Núcleo de Estudantes de Educação Social
      • Núcleo de Estudantes de Psicologia
      • Núcleo de Estudantes de Turismo
      • Núcleo de Estudantes de Gestão e Economia
      • Núcleo de Estudantes de Informática e GSI
      • Núcleo de Estudantes de Direito e Rel. Internac.
      • Núcleo de Estudantes de Solicitadoria
      • European Law Students
      • Erasmus Students Association
      • Tuna Académica
      • Tuna Feminina
    • Connect@UPT
  • Ensino
    • ARQUITETURA E MULTIMÉDIA GALLAECIA
    • Ciência e Tecnologia
      • Apresentação
      • Cursos
      • Docentes
      • Cooperação Externa
    • Direito
      • Apresentação
      • Parceiros
      • Cursos
      • Docentes
      • Revista Jurídica Portucalense
    • Economia e Gestão
      • Apresentação
      • Cursos
      • Docentes
      • Cooperação Externa
    • Psicologia e Educação
      • Apresentação
      • Cursos
      • Docentes
    • Turismo Património e Cultura
      • Apresentação
      • Cursos
      • Docentes
    • Cursos
    • Docentes
  • Investigação
    • Política de Investigação
    • Comissão de ética para a Saúde
    • Instituto Jurídico Portucalense
    • Instituto de Desenvolvimento Humano Portucalense
    • REMIT
    • webinars@upt
    • eventos científicos@upt
  • Serviços
    • Clínica de Conservação e Restauro
      • Apresentação
      • Intervenção
      • Contactos
  • Incoming Students Country Flag EN
    • Contacts / About UPT
    • How to get to UPT
    • Admission procedures
    • Academic Calendar
    • Course Catalogue
    • Portuguese language and Culture
    • Portuguese Grading System
    • Accomodation
    • Buddy UPT
    • VISA, Insurance and Opening a bank account
    • Welcome Week
    • SIUPT - Academic plataform
    • Library
    • Special needs Support
    • Meals, Parking Lot , Well-Being & Other services
    • Keeping Fit
    • Living in the town
    • Photos and Testimonials
    • Erasmus+ Partnerships
    • International Credit Mobility
      • ICM 2018-2020 description
      • Guide for ICM Incoming Student
      • Guide for ICM Incoming Staff
      • ICM 2018-2020 Ongoing Project (China)
      • ICM 2018-2020 Ongoing Project (USA)
      • ICM 2019-2022 Ongoing Project (USA)
  • Conhecer a UPT
    • Apresentação
    • Missão e estratégia
    • Órgãos da Universidade
    • Planos e Relatórios da Universidade
    • Responsabilidade Social
    • Biblioteca
    • Qualidade e Avaliação
    • Instalações (Visita Virtual)
    • Serviços
    • Agenda
    • Destaques
    • Imprensa
    • Newsletters
      • Newsletters
      • Subscreva a newsletter
    • Eventos
      • 25 anos da UPT
      • Doutoramento Honoris Causa: PR de Cabo Verde
    • Política de Privacidade
  • Candidato
    • Candidatura Online
    • Porquê UPT
    • Licenciaturas
      • Ingresso pela 1ª vez no 1º Ciclo
      • Titulares de Cursos superiores
      • Concurso especial – Maiores de 23
      • Reingresso/Mudança de Par Instituição/Curso
      • Regimes Especiais
      • Titulares de Cursos de Dupla Certificação
      • Licenciaturas 2021/2022
    • Mestrados
    • Doutoramentos
    • Reingresso/Mudança de Par Instituição/Curso
    • Estudantes Internacionais
    • Estudantes Brasileiros
    • Facilidades de Estudar na UPT
    • Ação Social/Bolsas de estudo
    • Protocolos
    • Preçário
    • Alojamento
    • Legislação e Regulamentos
    • Sobre o Gabinete de Ingresso
  • Estudante
    • Acolhimento
    • Normas e Regulamentos
    • Provedor do Estudante
      • Funções da Provedoria
      • Contactos e Procedimento
    • Gabinete de Apoio ao Aluno
      • Apresentação
      • Desenvolvimento Pessoal e profissional
      • Apoio na inserção dos jovens na vida ativa
      • Emprego e Carreira
    • Ação Social/Bolsas de estudo
    • Relações Internacionais
      • Apresentação
      • Erasmus
      • Factos e Números
      • Testemunhos
    • Secretaria Académica Virtual
    • Serviços
    • Portais de Apoio ao Ensino
      • Biblioteca
      • Moodle
      • SIUPT
      • Webmail
      • Solicitação Serviço
    • Preçário
    • Orgãos Estudantis
      • Associação de Estudantes
      • Núcleo de Estudantes de Educação Social
      • Núcleo de Estudantes de Psicologia
      • Núcleo de Estudantes de Turismo
      • Núcleo de Estudantes de Gestão e Economia
      • Núcleo de Estudantes de Informática e GSI
      • Núcleo de Estudantes de Direito e Rel. Internac.
      • Núcleo de Estudantes de Solicitadoria
      • European Law Students
      • Erasmus Students Association
      • Tuna Académica
      • Tuna Feminina
    • Connect@UPT
  • Ensino
    • ARQUITETURA E MULTIMÉDIA GALLAECIA
    • Ciência e Tecnologia
      • Apresentação
      • Cursos
      • Docentes
      • Cooperação Externa
    • Direito
      • Apresentação
      • Parceiros
      • Cursos
      • Docentes
      • Revista Jurídica Portucalense
    • Economia e Gestão
      • Apresentação
      • Cursos
      • Docentes
      • Cooperação Externa
    • Psicologia e Educação
      • Apresentação
      • Cursos
      • Docentes
    • Turismo Património e Cultura
      • Apresentação
      • Cursos
      • Docentes
    • Cursos
    • Docentes
  • Investigação
    • Política de Investigação
    • Comissão de ética para a Saúde
    • Instituto Jurídico Portucalense
    • Instituto de Desenvolvimento Humano Portucalense
    • REMIT
    • webinars@upt
    • eventos científicos@upt
  • Serviços
    • Clínica de Conservação e Restauro
      • Apresentação
      • Intervenção
      • Contactos
  • Incoming Students Country Flag EN
    • Contacts / About UPT
    • How to get to UPT
    • Admission procedures
    • Academic Calendar
    • Course Catalogue
    • Portuguese language and Culture
    • Portuguese Grading System
    • Accomodation
    • Buddy UPT
    • VISA, Insurance and Opening a bank account
    • Welcome Week
    • SIUPT - Academic plataform
    • Library
    • Special needs Support
    • Meals, Parking Lot , Well-Being & Other services
    • Keeping Fit
    • Living in the town
    • Photos and Testimonials
    • Erasmus+ Partnerships
    • International Credit Mobility
      • ICM 2018-2020 description
      • Guide for ICM Incoming Student
      • Guide for ICM Incoming Staff
      • ICM 2018-2020 Ongoing Project (China)
      • ICM 2018-2020 Ongoing Project (USA)
      • ICM 2019-2022 Ongoing Project (USA)
Address Icon
Como chegar
| Envelope Icon
Contactos
Country Flag EN
Perguntas
Frequentes

Está a utilizar uma versão desatualizada do seu Internet Explorer (A versão atualmente suportada pela Microsoft - Internet Explorer 11 - ficou disponível em Novembro de 2013). As versões anteriores deixaram de ser suportadas pela Microsoft em 12 de Janeiro de 2016. Por favor atualize a sua versão ou utilize outro browser para usufruir em pleno de todas as funcionalidades do SIUPT, obrigado.

contactos e horários

×

localização

×

Copyright e agradecimentos

×

Prof. Doutora Sónia Rolland Sobral

foto do colaborador
Professor Auxiliar
Regime Tempo Integral
Departamento de Ciência e Tecnologia
scrls@upt.pt
  • Graus Académicos
  • Centros de Investigação
  • Projetos
  • Publicações
GrauObtido no AnoInstituiçãoÁrea Científica
Agregação2020Universidade Fernando PessoaCiências da Informação, especialidade de Sistemas
Doutoramento2008Universidade do MinhoInformática
Pós-Graduação2005Faculdade de Engenharia da Universidade de CoimbraEngenharia Informática
Mestrado1998Faculdade de Engenharia da Universidade do PortoEngenharia Eletrotécnica
Licenciatura1993Universidade PortucalenseInformática de Gestão
Tipo de AssociaçãoNome do CentroAvaliação Reconhecida pela FCTDescrição
Membro IntegradoREMIT – Research on Economics, Management and Information TechnologiesO REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies - é uma unidade de investigação criada no âmbito da nova política de investigação da UPT, tendo sido fundado em janeiro de 2017. O REMIT adota uma perspetiva multidisciplinar e
Ano Civil InícioAno Civil FimNome
2019E-ACADEMY OF BUILDING TRADES
20172020ARCHIDICT – KA2 Strategic
20202020Erasmus week, Hellenic Mediterranean University, Crete
20192019Erasmus Docente, Universidad Lalaguna, Tenerife, Espanha
20162018IT Launch Box; Erasmus program – Key action 2
20132015ICT Ways for Science Classrooms; 528103-LLP-1-2012-1-PT-COMENIUS-CNW
20152015Erasmus Staff, Universitat Oberta de Catalunya, Barcelona
20112012UI 319 - 2011-2012: Projeto Estratégico. PEst-C/EEI/UI0319/2011
20112011ICT_SR - ICT at School - a Roadmap; PTDC/CS-ECS/122853/2010
AnoDescriçãoLink para Repositório
2022Sobral, S. R. (2022). Erasmus Country Ranking: Towards Quality Student Mobility. International Journal of Learning and Teaching, 8(1), 31-38. doi: 10.18178/ijlt.8.1.31-38. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3933Link
2022Sobral, SR. 2022. To do or not to do the Previous Homework in Computer Education. International Conference on Information Communication and Applications, June 24-26, 2022, China
2021Martins, A. D., & Sobral, S. R. (2021). Working and Learning during the COVID-19 Confinement: An Exploratory Analysis with a Small Sample from Portugal. Informatics, 8(3), 44. doi: https://doi.org/10.3390/informatics8030044. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3580Link
2021Oliveira, C. F., Sobral, S. R., Ferreira, M. J., & Moreira, F. (2021). How Does Learning Analytics Contribute to Prevent Students’ Dropout in Higher Education: A Systematic Literature Review. Big Data and Cognitive Computing, 2021, 5(4), 64. https://doi.org/10.3390/bdcc5040064. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3796Link
2021Silva, E. P., & Sobral, S. R. (2021). Sleep Habits during COVID-19 Confinement: An Exploratory Analysis from Portugal. Informatics, 8(3), p. 51. doi: https://doi.org/10.3390/informatics8030051. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3629Link
2021Sobral S. R. (2021). Strategies on Teaching Introducing to Programming in Higher Education. In: Á. Rocha, H. Adeli, G. Dzemyda, F. Moreira, A. M. Ramalho Correia (eds.), Trends and Applications in Information Systems and Technologies. WorldCIST 2021. Advances in Intelligent Systems and Computing, vol. 1367, pp. 133-150. Springer, Cham. doi: https://doi.org/10.1007/978-3-030-72660-7_14. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3406Link
2021Sobral S.R. (2021). Pair Programming and the Level of Knowledge in the Formation of Pairs. In: Á. Rocha, H. Adeli, G. Dzemyda, F. Moreira, A. M. Ramalho Correia (eds.), Trends and Applications in Information Systems and Technologies. WorldCIST 2021, Advances in Intelligent Systems and Computing, vol. 1367, pp. 212-221. Springer, Cham. doi: https://doi.org/10.1007/978-3-030-72660-7_21. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3405Link
2021Sobral, S. R. (2021). Bloom's Taxonomy to Improve Teaching-Learning in Introduction to Programming. International Journal of Information and Education Technology, 11(3), 148-153. DOI: 10.18178/ijiet.2021.11.3.1504. ISSN: 2010-3689. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3368Link
2021Sobral, S. R. (2021). Bloom's Taxonomy to Improve Teaching-Learning in Introduction to Programming. International Journal of Information and Education Technology, 11(3), 148-153. DOI: 10.18178/ijiet.2021.11.3.1504. ISSN: 2010-3689. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3368Link
2021Sobral, S. R. (2021). CS1 Student Grade Prediction: Unconscious Optimism vs Insecurity? International Journal of Information and Education Technology, 11(8), 387-391. doi: 10.18178/ijiet.2021.11.8.1539. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3579Link
2021Sobral, S. R. (2021). Flipped classroom is not for every kind of student. In INTED2021 Proceedings of the 15th Annual International Technology, Education and Development Conference, pp. 7391-7396. Online Conference, 8-9 March, 2021. doi: http://dx.doi.org/10.21125/inted.2021.1478. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3397Link
2021Sobral, S. R. (2021). Flipped classroom is not for every kind of student. In INTED2021 Proceedings of the 15th Annual International Technology, Education and Development Conference, pp. 7391-7396. Online Conference, 8-9 March, 2021. doi: http://dx.doi.org/10.21125/inted.2021.1478. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3397Link
2021Sobral, S. R. (2021). Flipped Classrooms for Introductory Computer Programming Courses. International Journal of Information and Education Technology, 11(4), 178-183. doi: 10.18178/ijiet.2021.11.4.1508. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3388Link
2021Sobral, S. R. (2021). Flipped Classrooms for Introductory Computer Programming Courses. International Journal of Information and Education Technology, 11(4), 178-183. doi: 10.18178/ijiet.2021.11.4.1508. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3388Link
2021Sobral, S. R. (2021). Massive Open Online Courses: a bibliometric review. International Journal of Information and Education Technology, vol. 11(5), pp. 205-211. doi: 10.18178/ijiet.2021.11.5.1513. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3193Link
2021Sobral, S. R. (2021). Project Based Learning with Peer Assessment in an Introductory Programming Course. International Journal of Information and Education Technology, 11(7), 2021, pp. 337-341. doi: 10.18178/ijiet.2021.11.7.1532. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3531Link
2021Sobral, S. R. (2021). Teaching and Learning to Program: Umbrella Review of Introductory Programming in Higher Education. Mathematics, 9(15), p.1737. doi: https://doi.org/10.3390/math9151737. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3627Link
2021Sobral, S. R. (2021). The old question: which programming language should we choose to teach to program? ICADS 2021 - The 2021 International Conference on Advances in Digital Science. https://ics.events/icads-2021/. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3378Link
2021Sobral, S. R. (2021). The old question: which programming language should we choose to teach to program? ICADS 2021 - The 2021 International Conference on Advances in Digital Science. https://ics.events/icads-2021/. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3378Link
2021Sobral, S. R. (2021). The old question: which programming language should we choose to teach to program? In: T. Antipova (Ed.), Advances in Digital Science, pp. 351-364. ISBN: 978-3-030-71782-7. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3395Link
2021Sobral, S. R. (2021). The Universities Ranking World Cup: a global view by continent and country from the computer science perspective. International Journal of Information and Education Technology, 11(6), pp. 277-285. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3194Link
2021Sobral, S. R. (2021). Two Decades of Research in e-Learning: A Deep Bibliometric Analysis. International Journal of Information and Education Technology, 11(9), pp. 398-404. doi: 10.18178/ijiet.2021.11.9.1541. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3628Link
2021Sobral, S. R. (2021). Why do Universities Rankings have Such Different Lists?. International Journal of Learning and Teaching, 7(4), 266-271. doi: 10.18178/ijlt.7.4.266-271. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3813Link
2021Sobral, s. R., & Moreira F. (2021). A portrait of adopted programming languages of Iberian Peninsula Higher Education Institutions. In 2021 16th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), pp. 1-6. Chaves, Portugal, 23-26 June 2021. ISBN: 978-989-54659-1-0. doi: 10.23919/CISTI52073.2021.9476657. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3634Link
2021Sobral, S. R., & Moreira, F. (2021). A portrait of adopted programming languages of Portuguese Higher Education Institutions. In Proceedings of the IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON2021), April 21st-23rd, 2021 (pp. 1189-1194). Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3565Link
2021Sobral, S. R., & Oliveira, C. F. (2021). Predicting students performance in introductory programming courses: a literature review. In INTED2021 Proceedings of the 15th Annual International Technology, Education and Development Conference, pp. 7402-7412. Online Conference, 8-9 March, 2021. doi: 10.21125/inted.2021.1485. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3396Link
2021Sobral, S. R., & Sobral, M. (2021). Computer education and third age universities: a systematic review. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(14), 7390. doi.org/10.3390/ ijerph18147390. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3602Link
2021Sobral, S. R., Jesus-Silva, N., Cardoso, A., & Moreira F. (2021). EU27 Higher Education Institutions and COVID-19. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(11), 5963. doi: https://doi.org/10.3390/ijerph18115963. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3534Link
2021Sobral, S., & Sobral, M. (2021). Computerized cognitive stimulation for people with dementia or with mild cognitive impairment: a bibliometric review. Dementia & Neuropsychologia, 15(1), 28-40. doi: https://doi.org/10.1590/1980-57642021dn15-020003. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3398Link
2021Sobral, Sónia R., and Catarina F. de Oliveira. 2021. "Clustering Algorithm to Measure Student Assessment Accuracy: A Double Study" Big Data and Cognitive Computing 5, no. 4: 81. https://doi.org/10.3390/bdcc5040081Link
2020Felix, C., & Sobral, S. R. (2020). Predicting students' performance using survey data. In Proceedings of the EDUCON2020 – IEEE Global Engineering Education Conference, Porto, Portugal, 27-30 April 2020. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3050Link
2020Sobral S.R. (2020). CS1 and CS2 Curriculum Recommendations: Learning from the Past to Try not to Rediscover the Wheel Again. In: Rocha Á., Adeli H., Reis L., Costanzo S., Orovic I., Moreira F. (eds) Trends and Innovations in Information Systems and Technologies. WorldCIST 2020. Advances in Intelligent Systems and Computing, vol. 1161 (pp. 182-191). Springer, Cham. Disponível no Repositório em: http://hdl.handle.net/11328/3140Link
2020Sobral S.R. (2020). The First Programming Language and Freshman Year in Computer Science: Characterization and Tips for Better Decision Making. In: Rocha Á., Adeli H., Reis L., Costanzo S., Orovic I., Moreira F. (eds) Trends and Innovations in Information Systems and Technologies. WorldCIST 2020. Advances in Intelligent Systems and Computing, vol. 1161. Springer, Cham. Disponível no Repositório em: http://hdl.handle.net/11328/3141Link
2020Sobral, S. R. (2020). CS1 & CS2 curriculum recommendations: Learning from the past to try not to rediscover the wheel again. In J. Kacprzyk (Ed.), Advances in Intelligent Systems and Computing (vol. x, pp. xx-xx). Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3051Link
2020Sobral, S. R. (2020). CS1 student grade prediction: unconscious optimism vs insecurity? In 4th International Conference on Education and Distance Learning Conference (ICEDL2020), Roma, Italia, July 17-19. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3147Link
2020Sobral, S. R. (2020). Is pair programing in Higher Education a good strategy?. In 3rd International Conference on Education Research and Policy (ICERP 2020 Proceedings), Beijing, China, 22-25 Mai. 2020. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3143Link
2020Sobral, S. R. (2020). Mobile learning in higher education: a bibliometric review. International Journal of Interactive Mobile Technologies, 14, pp.153-170. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3142Link
2020Sobral, S. R. (2020). Project based learning with peer assessment in a introductory programming course. In 4th International Conference on Education and Distance Learning Conference (ICEDL2020), Roma, Italia, July 17-19. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3146Link
2020Sobral, S. R. (2020). The first programming language and freshman year in computer science: Characterization and tips for better decision making. In J. Kacprzyk (Ed.), Advances in Intelligent Systems and Computing (vol. x, pp. xx-xx). Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3049Link
2020Sobral, S. R. (2020). Two decades of research in e-learning: a deep bibliometric analysis. In 4th International Conference on Education and Distance Learning Conference (ICEDL2020), Roma, Italia, July 17-19. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3145Link
2020Sobral, S. R. (2020). Two different experiments on teaching how to program with active learning methodologies: a critical analysis. 15ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (CISTI2020), Sevilha, 24-27 Jun. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3144Link
2020Sobral, S. R. (2020, Agosto). Massive Open Online Courses: a bibliometric review. Comunicação apresentada no 2nd International Conference on Computer Science and Technologies in Education (CSTE 2020), Cairo, Egypt. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3193Link
2020Sobral, S. R. (2020, Agosto). The Universities Ranking World Cup: a global view by continent and country from the computer science perspective. Comunicação apresentada no 2nd International Conference on Computer Science and Technologies in Education (CSTE 2020), Cairo, Egypt. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3194Link
2020Sobral, S. R. (2020, Outubro). Introduction to programming for university freshmen: difficulties and (attempts) to solve (Outubro, 2020). Comunicação oral apresentada no 2nd International Symposium in Electronic Engineering, Information Technology & Education, Crete, Greece. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3238Link
2020Sobral, S. R. (2020, Outubro). Online teaching principles. Comunicação oral apresentada no Erasmus Teaching Week Hellenic Mediterranean University (HMU). Crete, Greece. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3240Link
2020Sobral, S. R. (2020, Setembro). Bloom's Taxonomy to improve teaching-learning in introduction to programming. Comunicação apresentada no Asia Education Technology Symposium (AETS 2020), Fukuoka, Japan. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3192Link
2020Sobral, S. R. (2020, Setembro). Flipped classrooms for introductory computer programming courses. Comunicação apresentada no Asia Education Technology Symposium (AETS 2020), Fukuoka, Japan. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3191Link
2020Sobral, S. R. (Setembro de 2020). Erasmus country ranking: towards quality student mobility. Comunicação apresentada no 10th International Conference on Education, Research and Innovation (ICERI 2020), Busan, South Korea. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3205Link
2020Sobral, S. R. (Setembro de 2020). Why do computer science universities rankings in the world have such different lists?. Comunicação apresentada no 10th International Conference on Education, Research and Innovation (ICERI 2020), Busan, South Korea. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3204Link
2020Sobral, Sónia Rolland; 2020; ACM AND IEEE CONTRIBUTION TO CURRICULUM CHANGE IN COMPUTER SCIENCE; International Technology, Education and Development Conference
2020Sobral, Sonia Rolland; 2020; CS1 and CS2 Curriculum Recommendations: Learning from the Past to Try not to Rediscover the Wheel Again; Trends and Innovations in Information Systems and Technologies; 10.1007/978-3-030-45697-9_18
2020Sobral, Sónia Rolland; 2020; O impacto do COVID-19 na educação; Observador
2020Sobral, Sonia Rolland; 2020; The First Programming Language and Freshman Year in Computer Science: Characterization and Tips for Better Decision Making; Trends and Innovations in Information Systems and Technologies; DOI: 10.1007/978-3-030-45697-9_16
2020Sobral, Sónia Rolland; 2020; TOWARDS ADJUSTMENTS IN UNIVERSITY RANKINGS, COMPUTER SCIENCE FIELD INTED2020 Proceedings
2020Sobral. S. R. (2020). Is Pair Programing in Higher Education a Good Strategy?. International Journal of Information and Education Technology, 10(12), pp. 911-916. Doi: 10.18178/ijiet.2020.10.12.1478. Disponível no Repositório UPT, em http://hdl.handle.net/11328/3253Link
2019Sobral, Sónia R. 2019. "30 YEARS OF CS1: PROGRAMMING LANGUAGES EVOLUTION", ICERI19, ICERI9 Proceedings, Sevilha, Espanha. (WOS)
2019Sobral, Sónia R. 2019. "AGILE METHODOLOGY SCRUM: REPORT OF AN EXPERIENCE IN THE FIRST CONTACT WITH PROGRAMMING LANGUAGES ¿¿IN A UNIVERSITY COURSE OF COMPUTER SCIENCE", EDULEARN19, Palma de Maiorca. (WOS)
2019Sobral, Sónia R. 2019. "C, JAVA OR PYTHON? TIPS FOR A CONSCIOUS CHOICE", ICERI19, ICERI9 Proceedings, Sevilha, Espanha. (WOS)
2019Sobral, Sónia R. 2019. "Introduction to Programming: Portrait of Higher Education in Computer Science in Portugal", Edulearn2019, In Edulearn2019, Palma de Maiorca. (WOS)
2019Sobral, Sónia Rolland e Moura, António Graça; 2019; Diversidade como arma política; Observador; 29/07/2019; disponível em https://observador.pt/opiniao/diversidade-como-arma-politica/
2019Sobral, Sónia Rolland; 2019; #GoEqual: bola igual, regras iguais, rendimentos distintos; Observador; 27/07/2019; disponível em https://observador.pt/opiniao/goequal-bola-igual-regras-iguais-rendimentos-distintos/
2019Sobral, Sónia Rolland; 2019; Outra Verónica decide morrer; Observador; 01/06/2019; disponível em https://observador.pt/opiniao/outra-veronica-decide-morrer/
2018Sobral, Sónia R. 2018. "BACHELOR'S AND MASTER'S DEGREES INTEGRATED IN PORTUGAL IN THE AREA OF COMPUTING: A GLOBAL VISION WITH EMPHASIS ON PROGRAMMING UCS AND PROGRAMMING LANGUAGES USED", 11th annual International Conference of Education, Research and Innovation, In 11th annual International Conference of Education, Research and Innovation, Sevilla. Pages: 660-667. ISBN: 978-84-09-05948-5; ISSN: 2340-1095; doi: 10.21125/iceri.2018.1132 (WOS)
2018Sobral, Sónia R; Moreira, Fernando. 2018. "SCRUM: FROM RUGBY TO TEAMWORK IN HIGHER EDUCATION", 11th annual International Conference of Education, Research and Innovation, In 11th annual International Conference of Education, Research and Innovation, Sevilla. Pages: 6407-6410. ISBN: 978-84-09-05948-5; ISSN: 2340-1095; doi: 10.21125/iceri.2018.2507 (WOS)
2018Sobral, Sonia. 2018. "COMPUTER STUDENTS: IDENTIFICATION OF A SUCCESS PROFILE", 10th International Conference on Education and New Learning Technologies, In EDULEARN18 Proceedings, Palma, Spain. Pages: 2821-2829. ISBN: 978-84-09-02709-5; ISSN: 2340-1117. doi: 10.21125/edulearn.2018.0752 (WOS)
2018Sobral, Sonia. 2018. "TECHNOLOGY AND ACADEMIC PLANS OF LAW SCHOOLS IN PORTUGAL", 10th International Conference on Education and New Learning Technologies, In EDULEARN18 Proceedings, Palma, Spain. Pages: 2790-2793. ISBN: 978-84-09-02709-5; ISSN: 2340-1117. doi: 10.21125/edulearn.2018.0747 (WOS)
2016Peixoto, Nuno; Sobral, Sonia R. 2016. "X.0 model for teaching and learning", 11th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), In 2016 11th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), Gran Canaria, Spain. doi: 10.1109/CISTI.2016.7521478 (WOS) (SCOPUS)
2016Sobral, Sónia R. 2016. "TECHNOLOGY AND THE YOUTH OF THE GENERATION Z: A CASE STUDY OF COLLEGE STUDENTS AT A LAW SCHOOL", 8th annual International Conference on Education and New Learning Technologies, In 8th annual International Conference on Education and New Learning Technologies, Barcelona, Espanha. doi: 10.21125/edulearn.2016.2168 (WOS)
2016Sobral, Sónia. 2016. "ALGORITHMS AND INITIAL PROGRAMMING: DIFFERENT PUBLIC, DIFFERENT TEACHING-LEARNING?", International Conference on Education and New Learning Technologies, In EDULEARN16 Proceedings, Barcelona, Spain. doi: 10.21125/edulearn.2016.2180 (WOS)
2015Peixoto, Nuno M. C; Sobral, Sonia R. 2015. "10 Years tools Web X.0 in Portugal: In teaching and learning", 10th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), In 2015 10th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), Aveiro, Portugal. doi: 10.1109/cisti.2015.7170417 (WOS) (SCOPUS)
2015Peixoto, Nuno; Sobral, Sónia R. 2015. "Teaching-Learning Web X.0 Tool", ICERI2015, the 8th annual International Conference of Education, Research and Innovation , In ICERI2015, the 8th annual International Conference of Education, Research and Innovation , Sevilla. (WOS)
2015Sobral, Sónia R. 2015. "DIGITAL NATIVES: A GENERATION ZAPPING THE LESS FUN TECHNOLOGY", ICERI2015, the 8th annual International Conference of Education, Research and Innovation , In ICERI2015, the 8th annual International Conference of Education, Research and Innovation , Sevilla (WOS)
2014Peixoto, Nuno M. C; Sobral, Sónia R. 2014. "WEB X.0 TOOLS IN TEACHING-LEARNING: IMPLEMENTATION AND EVALUATION OF MODEL VALIDATION", 7th International Conference of Education, Research and Innovation, In 7th International Conference of Education, Research and Innovation, Sevilla. (WOS)
2014Peixoto, Nuno; Sobral, Sónia R. 2014. "Alicerces de Sustentabilidade de Parâmetros de Validação de Ferramentas Web X.0 no Ensino-Aprendizagem", Revista DICT, 5: 1 - 1.
2014Peixoto, Nuno; Sobral, Sónia R. 2014. "Model Validation Tools Web X.0 in Teaching and Learning", Trabalho apresentado em 18th International Conference on Circuits, Systems, Communications and Computers, Santonini, Greece, In CSCC, Santorini. (WOS) (SCOPUS)
2014Sampaio, Jorge M. S; Sobral, Sonia R. 2014. "Tweeting in an educational community", Trabalho apresentado em 2014 9th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), In 2014 9th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), Barcelona, Spain. doi: 10.1109/CISTI.2014.6877063 (WOS) (SCOPUS)
2014Sampaio, Jorge; Sobral, Sónia R. 2014. "O Twitter: interação com a comunidade educativa", Revista DICT, 5: 1 - 1.
2014Sobral, Sónia R; Morais, Paula. 2014. "MOODLE: TEN YEARS @ UNIVERSIDADE PORTUCALENSE", Trabalho apresentado em 7th International Conference of Education, Research and Innovation, In 7th International Conference of Education, Research and Innovation, Sevilla. (WOS)Seville (Spain)); ICERI2014 Proceedings Pages: 1160-1167; ISBN: 978-84-617-2484-0; ISSN: 2340-1095; http://library.iated.org/view/SOBRAL2014MOO. WOS 000367082901034.
2014Sobral, Sonia. 2014. "Improving teaching and learning of science using ICT: Within the ICT ways for science classrooms", Trabalho apresentado em 2014 9th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), In 2014 9th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), Barcelona, Spain. doi: 10.1109/CISTI.2014.6877062 (WOS) (SCOPUS)
2013Dias, Virgínia; Sobral, Sónia R. 2013. "MOODLE – Implementação da educação à distância nas escolas do distrito do Porto", Revista DICT 1, 4: 81 - 86.Link
2013Mota, Carla; Sobral, Sónia R. 2013. "O impacto do open source nas plataformas LMS", Revista do DICT 1, 4: 17 - 24.Link
2013Peixoto, Nuno; Sobral, Sónia R. 2013. "Ferramentas Web X.0 no ensino", Revista do DICT 1, 4: 51 - 60.Link
2013Pesqueira, Natércia; Sobral, Sónia R. 2013. "A motivação da comunidade escolar e o recurso a tecnologias de informação", Revista do DICT 1, 4: 43 - 50.Link
2013Pinto, Teresa; Sobral, Sónia R. 2013. "A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Escola Secundária de Valbom", Revista do DICT 1, 4: 67 - 74.Link
2012Peixoto, Nuno; Sobral, Sónia R. 2012. "AFERIÇÃO COGNITIVA DAS FERRAMENTAS WEB X.0", Trabalho apresentado em Conferência Ibérica ieTIC 2012, In Conferência Ibérica ieTIC 2012, Bragança.Link
2012Peixoto, Nuno; Sobral, Sónia R. 2012. "O uso atual das ferramentas Web X.0 no ensino", Trabalho apresentado em Conferência anual da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, In CAPSI'12, Guimarães.Link
2012Pesqueira, Natércia; Sobral, Sónia R. 2012. "MOTIVAÇÃO DE ALUNOS COM E SEM UTILIZAÇÃO DAS TIC EM SALA DE AULA", Trabalho apresentado em Conferência anual da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação,
2012Pesqueira, Natércia; Sobral, Sónia R. 2012. "MOTIVAÇÃO DE ALUNOS COM E SEM UTILIZAÇÃO DAS TIC EM SALA DE AULA", Trabalho apresentado em Conferência anual da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, In CAPSI'12, Guimarães.Link
2011Moreira, Fernando; Ferreira, Maria J; Sobral, Sónia R. 2011. "Ensino de Redes de Computadores Inserido num Modelo BML Orientado ao Contexto", Revista DICT 1, 2/3: 37 - 40.Link
2011Silva, Emilia L; Sobral, Sónia R. 2011. " O MOODLE e o Apoio Pedagógico Acrescido a Inglês", Revista do DICTLink
2010Moreira, Fernando; Ferreira, Maria J; Sobral, Sónia R. 2010. "A Blended Mobile Learning Model-Context Oriented (BML-CO)", Trabalho apresentado em ICL2010: Academic and Corporate E-Learning in a Global Context , In ICL2010: Academic and Corporate E-LeLink
2010Moreira, Fernando; Ferreira, Maria J; Sobral, Sónia R. 2010. "Proposta de um modelo Blended Mobile Learning orientado ao contexto", IEEE-RITA 5, 4: 132 - 137.Link
2009Sobral, Sónia R. 2009. "Ensino Superior: uma distância que aproxima", Revista do Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia 1Link
2009Sobral, Sónia R; Pimenta, Pedro C. 2009. "As mudanças no ensino superior e a oportunidade do e-learning", Trabalho apresentado em VI Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2009 , In VI Conferência Internacional de TIC na Educação -Link
2009Sobral, Sónia R; Pimenta, Pedro C. 2009. "As mudanças no ensino superior e a oportunidade do e-learning", Trabalho apresentado em VI Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2009 , In VI Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2009 , Braga.
2009Sobral, Sónia R; Pimenta, Pedro C. 2009. "O ensino da programação: exercitar a distância para combate às dificuldades", Trabalho apresentado em CISTI'2009 (4ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação), In CISTI'2009 (4ª ConferênciaLink
2009Sobral, Sónia R; Pimenta, Pedro C. 2009. "Relato de uma boa experiência e-learning no ensino superior", Trabalho apresentado em CISTI'2009 (4ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação), In CISTI'2009 (4ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação), Póvoa de Varzim. (SCOPUS) (WOS)Link
2008Sobral, Sónia R. 2008. B-learning em disciplinas introdutórias de programação. Guimarães: DSI-UMinho. Tese de Doutoramento. https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9054/1/CapitulosFinal030408vf.pdf (em 20-01-2014).
2008Sobral, Sónia R; Pimenta, Pedro C. 2008. "Estratégias na aprendizagem da programação: como o LMS se pode tornar útil", Trabalho apresentado em Conferência Ibero-Americana WWW/Internet 2008, In Proceeding CIAWI 2008, Lisboa.Link
2008Sobral, Sónia R; Pimenta, Pedro C. 2008. "O MOODLE como ferramenta de apoio a Algoritmia", Trabalho apresentado em CAPSI, In CAPSI'08, Setúbal.Link
1997Graça Moura, Sónia R. S. 1997. Sistema para Ajuda Multicritério ao Planeamento de Redes de Distribuição. Porto: FEUP-UP. http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/12997 (em 20-01-2014).
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Parceiros
logótipo apesplogótipo universialogótipo b onlogótipo empregos managerlogótipo degoislogótipo aulplogótipo aulp
Contactos Universidade Portucalense
  • Universidade Portucalense Infante D. Henrique
  • Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 541
  • 4200-072 Porto
  • Telefone: +351 225 572 000 | Email: upt@upt.pt
  •  
  • mais contactos e horários
  • localização e acessibilidades
  • mapa do site
  • visita virtual
iso9001iso9001
Siga-nos
  •  
  •  
  •  
  •  
Portais
  • SIUPT
  • Moodle
  • Webmail - Estudantes
  • Webmail - Colaboradores
  • Biblioteca
  • Solicitação Serviço
  • Portal de Emprego novo
  • COVID-19 novo
  • Livro de Reclamações
© 2023 Universidade Portucalense